O que é Whey Protein

Whey Protein é um dos grandes exemplos da tecnologia em alimentação, é o nome comercial hoje tão conhecido, que foi dado para a proteína do leite, extraída de seu soro no momento da fabricação do queijo.

Além de ter grande quantidade de proteínas e aminoácidos essenciais (aqueles que a gente não produz e deve ingerir através da alimentação), seu valor biológico é muito alto e rico em concentrações difíceis de serem encontradas em outras fontes de alimentação convencional proporcionalmente ao baixo valor calórico.

Composta em aproximadamente 20% de proteína do leite da vaca e o restante por caseína, apresenta em sua composição uma quantidade considerável de cálcio e também peptídeos bioativos do soro, sendo que estas e ainda outras propriedades fazem deste alimento, uma inquestionável fonte de nutrição.

Para que serve

Esse suplemento rico em proteína é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para o organismo.

Um dos mais evidenciados e conhecido é o aumento da massa muscular, que ocorre devido à considerável concentração de aminoácidos (os chamados BCAAs) que ajudam na construção muscular, também chamada de síntese proteica. Com uma recuperação mais eficiente e otimizada, os treinos rendem mais e consequentemente os músculos se tornam mais desenvolvidos e fortes e assim o desempenho físico aumenta.

Whey Protein também é  prescrita por médicos e nutricionistas nas dietas de emagrecimento, tendo como objetivo a redução da gordura corporal por conter níveis muito baixos de gordura saturada e valor calórico pequeno.

Pelo fato de apresentar uma absorção rápida é ingerida principalmente logo após a atividade física.

Como usar Whey Protein

Importante a orientação de um profissional responsável e capacitado para que prescreve a quantidade correta e específica à cada indivíduo, levando em consideração particularidades como por exemplo o peso, idade, objetivo, intensidade de treino, modalidade esportiva entre outras.